Relatórios e boletins de pesquisa


Guia interativo de referências: participação e outros direitos de crianças e adolescentes

2024

Esta publicação é um recurso interativo e abrangente para que crianças e adolescentes possam aprender mais sobre participação e sobre outros direitos garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela é parte do projeto “Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro” (CIESPI/PUC-Rio; ICCRP/Toronto Metropolitan University).


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Recomendações aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) sobre a Participação Infantil e Juvenil

2024

Este documento visa contribuir para a sistematização de orientações práticas para facilitar a inclusão e a participação ativa de crianças e adolescentes nos debates dos CMDCAs. Ele considera as oportunidades e os desafios encontrados pelas equipes dos projetos “Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro” (CIESPI/PUC-Rio/ICCRP) e "Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco" (FAPERJ/CNE) ao longo de sua trajetória de atuação, individual e coletiva, acompanhando espaços de discussão e deliberação de políticas relacionadas à infância, à adolescência e à juventude.

Guia prático de protagonismo para crianças e adolescentes

2024

Esse pequeno guia foi criado a partir de uma pesquisa realizada com adolescentes e tem como base a experiência de jovens participantes dos projetos “Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro” (CIESPI/PUC-Rio/ICCRP) e "Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco" (PUC-Rio/DSS/FAPERJ/CNE).

Dialogando com as crianças: olhar sensível e escuta atenta

2023

Por quatro décadas, a equipe do CIESPI/PUC-Rio vem se dedicando a refletir e a pôr em prática o olhar atento e a escuta sensível em relação às experiências e expressões das crianças. Suas iniciativas vêm sendo desenvolvidas em diferentes territórios, mas a proximidade com a comunidade da Rocinha a tornou o espaço urbano de atuação mais sistemática. Lideranças comunitárias acompanharam de forma propositiva participando ativamente da construção de ações voltadas para a infância local. Ao longo dessa trajetória, foram criadas metodologias colaborativas com diferentes públicos, principalmente em diálogo com as crianças. Nossa intenção não é mostrar modelos infalíveis para solucionar o desafio de escutar o outro. O objetivo da publicação “Dialogando com as crianças: olhar sensível e escuta atenta” é expor algumas etapas da trajetória do CIESPI/PUC-Rio e suas metodologias de escuta de infâncias e crianças.

Informe número 10 do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva

2023

Neste informe, Carolina Terra, Irene Rizzini, Leandro Castro e Renata Mena Brasil do Couto apresentam os principais destaques das quatro rodas de conversa organizadas junto à comunidade. O objetivo desses encontros foi estimular o diálogo entre os moradores e compartilhar um pouco do que aprendemos ao longo do projeto Primeira Infância Participava e Inclusiva.

Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco

2023

Material interativo do projeto "Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco", coordenado pela professora Irene Rizzini, com o apoio da FAPERJ (CNE – Processo E 26/201.113/2022). 


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Informe número 9 do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva

2023

Neste informe, Leandro Castro, Renata Mena Brasil do Couto e Eliane Gomes apresentam a perspectiva de 16 atores-chave que atuam em instituições ou iniciativas públicas e privadas responsáveis pelo atendimento às crianças pequenas da Rocinha. Consultamos esses profissionais a respeito das atividades que desempenham e de suas opiniões sobre os temas de inclusão, participação e segurança.

Informe número 8 do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva

2023

Nesta publicação, Renata Brasil, Eliane Gomes e Leandro Castro apresentam as perspectivas de 20 professoras e/ou diretoras de creches e pré-escolas que atuam em diferentes partes da Rocinha. Nas entrevistas realizadas, pedimos que elas refletissem sobre a relação dos temas inclusão, participação e segurança com a educação das crianças na Primeira Infância.

Boletim 1: Políticas Públicas para a Primeira Infância

2022

Visando ampliar o alcance dos debates realizados no âmbito do projeto internacional Primeira Infância Participativa e Inclusiva, o CIESPI/PUC-Rio lança seu Boletim 1: Políticas Públicas para a Primeira Infância. De autoria de Malcolm Bush e Renata Brasil, a publicação apresenta dados de pesquisas nacionais e internacionais que versam sobre a importância de se investir na ampliação e na melhoria do contexto educacional das crianças, especialmente daquelas que enfrentam situações de vulnerabilidade.

Informe número 7 do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva

2022

Para contemplar as diversas linguagens que as crianças usam para se expressar, as pesquisadoras Cristina Laclette Porto e Nathercia Lacerda desenvolveram uma metodologia de escuta com base em ilustrações de livros de literatura infantil e diversas atividades lúdicas. Entre maio e junho de 2022, essa metodologia foi aplicada a 4 rodas de conversa que nos permitiram dialogar com 30 crianças com idades entre 3 e 7 anos moradoras da Rocinha. O resultado dessa experiência é discutido no informe de pesquisa que ora apresentamos