Cadernos CIESPI de pesquisa


O direito à participação de crianças e adolescentes em situação de rua e acolhimento institucional

2024

Esta publicação apresenta os dados e análises de uma pesquisa realizada no âmbito do projeto “A capabilidade participatória de crianças em situações de rua no Brasil”, uma parceria entre o CIESPI/PUC-Rio e o Centro de Estudos para os Direitos da Criança da Universidade de Genebra. A pesquisa visa analisar, a partir de 52 entrevistas, a participação de adolescentes com trajetória de vida nas ruas que se encontram acolhidos em 10 instituições localizadas nas 5 regiões do Brasil.

Caderno 13 - Primeira Infância Participativa e Inclusiva: uma proposta de pesquisa e ação

2023

Intitulado Primeira Infância Participativa e Inclusiva: uma proposta de pesquisa e ação, a publicação reúne os principais destaques das 56 entrevistas realizadas com mães/pais/responsáveis, profissionais de creches/pré-escolas e atores-chave da Rocinha. Eles responderam a perguntas sobre os temas inclusão, participação e segurança, relacionando os assuntos à educação das crianças nas instituições de ensino, em casa e na comunidade. Trinta crianças, com idades entre 3 e 7 anos, também foram consultadas sobre esses temas, a partir de perguntas e metodologias adequadas, utilizando-se ilustrações de livros de literatura infantil, entre outros elementos, para estimulá-las a participar.

Caderno 12 - Educação na Primeira Infância: perspectiva de mães, pais e outros responsáveis da comunidade da Rocinha

2022

No âmbito do projeto internacional Primeira Infância Participativa e Inclusiva, desenvolvido pelo CIESPI/PUC-Rio em parceria com a Universidade de Edimburgo, Eliane Gomes, Leandro Castro e Renata Brasil trazem destaques da pesquisa de campo em curso na Rocinha/RJ. A partir de entrevistas realizadas junto a famílias de crianças com idades entre 0-5 anos, moradoras da comunidade, os autores discutem as oportunidades e os desafios para a educação da Primeira Infância, considerando os conceitos de inclusão, participação e segurança.

Caderno 11 - Jovens em Ação: reflexões sobre participação social e inserção no mundo do trabalho

2022

O Caderno 11 apresenta a pesquisa realizada pela equipe do CIESPI/PUC-Rio em parceria com o Fórum Juventude Sul-Fluminense em Ação, entre meados de 2020 e 2022. O texto reúne os dados coletados, assim como traz as considerações dos jovens sobre sua participação no projeto e analisa os desafios e acertos da parceria intergeracional.

Caderno 10 - Subsídios para o aprimoramento do serviço de acolhimento institucional no Brasil

2021

Nos dias 16 e 17 de setembro de 2021, o Comitê dos Direitos da Criança - CDC, da Organização das Nações Unidas - ONU, promoveu o Dia de Discussão Geral sobre os “Direitos da Criança em Cuidados Alternativos”. Visando contribuir para esse encontro, a equipe do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância - CIESPI/PUC-Rio, formada por Renata Mena Brasil do Couto e Juliana Maria Batistuta Teixeira Vale, sob a coordenação de Irene Rizzini, se uniu a Manoel Torquato (Associação Beneficente o Pequeno Nazareno – OPN), Isa Maria Ferreira da Rosa Guará e Dayse Cesar Franco Bernardi (Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente – NECA) para elaborar subsídios para a aprimoramento do Serviço de Acolhimento Institucional – SAI, com base em sua longa trajetória de pesquisa-ação sobre o tema e em quatro estudos recentes.

Caderno 9 - Crianças, adolescentes e os desafios da pandemia de Covid-19

2021

De autoria de Irene Rizzini, Caroline de Souza Araujo e Renata Mena Brasil do Couto, a publicação discute algumas das principais consequências dos acontecimentos atuais frente o contexto da pandemia de Covid-19, que demandam estratégias específicas de cuidado, em consonância com a pluralidade de contextos sociais, econômicos e culturais nos quais vivem as crianças e adolescentes no Brasil.

Caderno 3: Produção acadêmica sobre crianças e adolescentes em acolhimento institucional: recomendações para o aprimoramento do serviço | Série: Crianças e adolescentes em acolhimento institucional

2020

O texto visa ampliar o alcance das pesquisas e dos debates sobre o tema do acolhimento institucional para crianças e adolescentes e se baseia em um amplo levantamento e na análise da produção acadêmica nacional sobre o tema, publicada entre 2000 e 2019.

Caderno 8 - Perfil amostral de crianças e adolescentes em situação de rua e acolhimento institucional no Brasil

2020

Os dados analisados na publicação fazem parte da pesquisa desenvolvida no âmbito do projeto Conhecer para Cuidar, uma parceria entre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno e o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio).

Caderno 2 - Acolhimento Institucional em foco - perspectivas de profissionais e de crianças e adolescentes usuários do serviço no Rio de Janeiro | Série: Crianças e adolescentes em acolhimento institucional

2020

De autoria de Irene Rizzini, Renata Mena Brasil do Couto e Mônica Regina de Almeida Figueiredo, a publicação apresenta os resultados e análises de uma pesquisa de campo que buscou ouvir profissionais e crianças e adolescentes que diariamente convivem com os desafios do acolhimento institucional. A pesquisa, que teve como foco instituições de acolhimento da cidade do Rio de Janeiro, investigou também as especificidades do atendimento oferecido àqueles com trajetória de vida nas ruas.

Caderno 1 - Espaços de escuta e participação no contexto de acolhimento institucional | Série: Crianças e adolescentes em acolhimento institucional

2020

A publicação parte de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a participação de adolescentes que se encontram acolhidos em instituições, particularmente no que se refere ao processo de desligamento institucional quando completam 18 anos de idade. As autoras analisam o cotidiano de um grupo de adolescentes que moram na Unidade de Reinserção Social Paulo Freire (antiga URS Bangu), e discutem a construção de espaços de escuta e de participação, abordando desafios e conquistas desse processo.

A Série é um dos produtos do projeto “Entre a Casa, as Ruas e as Instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro”, coordenado pela professora Irene Rizzini (FAPERJ/CNE, Cientista do Nosso Estado, 2017-2020; FAPERJ Ref. N° E-26/202.812/2017).