Primeira Infância Participativa e Inclusiva: ampliando oportunidades de educação de crianças em contextos de vulnerabilidade


    Pesquisas em âmbitos nacional e internacional reconhecem a importância de assegurar os direitos das crianças desde a Primeira Infância, uma vez que os primeiros anos de vida são fundamentais para o seu desenvolvimento. O projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva tem como objetivo contribuir para os debates, políticas e ações relacionados ao tema, buscando ampliar as oportunidades de educação de crianças na Primeira Infância em contextos de alta vulnerabilidade.


    Cabe destacar que a equipe do CIESPI/PUC-Rio vem se dedicando ao tema da Primeira Infância há vários anos, desenvolvendo pesquisa e ação social, priorizando crianças em contextos de alta vulnerabilidade, como, por exemplo, crianças pequenas crescendo em comunidades de baixa renda, favelas e jovens mães em situação de rua. Tem, ainda, investido em iniciativas de incidência política, especialmente em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), em interlocução com cerca de 240 organizações em todo o país.


    Em âmbito internacional, o projeto é coordenado por Kay Tisdall, da Moray House School of Education and Sports da Universidade de Edimburgo (Escócia) e, no Brasil, pela professora Irene Rizzini, em parceria com pesquisadores de quatro países: Brasil (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/CIESPI), África do Sul (Universidade da Cidade do Cabo), Essuatíni (Universidade de Essuatíni) e Palestina (Universidade de Bethlehem).


    Os conceitos centrais que serão aprofundados nessa pesquisa são: “educação inclusiva”, que significa incluir todas as crianças em áreas-chave da vida educacional e social, e “educação participativa”, que reconhece a importância da participação das crianças, dos pais e o papel da comunidade na educação.


    O projeto está em seu quarto ano e os países envolvidos estão desenvolvendo seu trabalho de campo em comunidades específicas para conduzir pesquisas e ações colaborativas com parceiros locais. A equipe brasileira vem atuando na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, envolvendo atores em âmbitos local, estadual e nacional, visando ações prioritárias para a ampliação de oportunidades que favoreçam a inclusão e a participação de crianças pequenas, sobretudo no campo da Educação Infantil.


Quatro questões norteiam o projeto:


1. Como as políticas públicas, sistemas e organizações atuais apoiam, ou não, a educação inclusiva em contextos de vulnerabilidade?

2. Quais informações, saberes e especialidades podem servir de base para a compreensão dos diferentes contextos, assim como, dos riscos, habilidades e oportunidades da educação da primeira infância para as crianças e suas famílias?

3. Como a pedagogia participativa e inclusiva pode ser sustentável e incorporada nas comunidades, em seus contextos formais e informais, de maneira a oferecer o apoio necessário para a aprendizagem infantil?

4. Há um componente econômico para a pedagogia inclusiva da primeira infância? Em caso positivo, quais são os elementos relevantes e quais são os custos e benefícios de curto e longo prazo?


O projeto visa também contribuir para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS - Organização das Nações Unidas) relacionados à educação na Primeira Infância e à criação de ambientes inclusivos, seguros e de prevenção à violência infantil. Ele enfocará, mais especificamente, a meta ODS 16.2, que explicita o fim do abuso, da exploração, do tráfico e de todas as formas de violência e tortura contra crianças por meio do enfoque em ambientes de educação para a Primeira Infância (Early Childhood Education - ECE) e da prevenção à violência. Esta agenda global é particularmente pertinente diante de dados crescentes que demonstram as desigualdades profundas enfrentadas pela população jovem, em especial por aqueles em contextos de maior vulnerabilidade, acarretando, na maioria dos casos, a violação de seus direitos.


As principais metas do projeto são:


1) Explorar, desenvolver e analisar criticamente os conceitos e a aplicação da pedagogia participativa inclusiva na educação para a Primeira Infância;

2) Apoiar a interrelação entre comunidade e gestores em níveis municipal, estadual e nacional, visando ampliar as oportunidades de educação e desenvolvimento de crianças na Primeira Infância em contextos de alta vulnerabilidade;

3) Desenvolver metodologias participativas e métodos formulados com parceiros envolvidos no projeto, visando o engajamento de crianças, famílias e atores interessados e mobilizadoras do tema nas comunidades participantes;

4) Orientar/formar jovens pesquisadores;

5) Fornecer material relevante (informes de pesquisa, materiais audiovisuais, etc.) para atores-chave, de forma a subsidiar políticas públicas, além do engajamento direto com representantes envolvidos em processos de tomada de decisão.


Considerações metodológicas


Desde o início do projeto, a equipe do CIESPI/PUC-Rio vem articulando pesquisa e ação de forma a beneficiar crianças, famílias e diversos profissionais que atuam junto ao universo da Primeira Infância na comunidade da Rocinha. Em relação à pesquisa em desenvolvimento, foram realizadas 65 entrevistas semiestruturadas com pais e responsáveis, profissionais e atores-chave na comunidade, e consultamos, através de metodologia apropriada de escuta, 30 crianças com idades entre 3-7 anos. 


O objetivo foi conhecer os desafios, as oportunidades e as demandas locais em relação à educação e ao cuidado para crianças nos primeiros anos de vida. Em paralelo, um grupo de 4 jovens moradores da Rocinha, formados pelo projeto, vem realizando encontros brincantes em creches e pré-escolas, promovendo contação de histórias e brincadeiras variadas para as crianças. Além disso, realizamos um curso de formação para profissionais das creches sobre escuta de crianças, e participamos de uma campanha local em prol da vacinação contra a Covid-19. A equipe se envolveu em outras campanhas, distribuindo regularmente materiais informativos sobre o projeto e buscando dialogar com a população local sobre os resultados parciais da pesquisa em curso. 


Atualmente, estamos organizando uma série de rodas de conversa, visando debater os principais desafios identificados nas consultas realizadas, articulando a comunidade em torno de uma agenda comum relacionada à Primeira Infância. Essas estratégias contam com o apoio de um grupo consultivo comunitário, composto por atores locais que nos ajudam a definir caminhos e a alcançar famílias que moram em diversas áreas e possuem os mais diferentes perfis na comunidade. Isso é muito importante para que nossas ações e reflexões respeitem a diversidade e apontem para a inclusão de todos os pequenos moradores da Rocinha. 


Fortalecendo os debates sobre o tema a nível nacional, o CIESPI/PUC-Rio faz parte da Rede Nacional Primeira Infância e vem dialogando com atores-chave municipais, estaduais e nacionais, visando avanços em prol dos direitos e da educação das crianças na Primeira Infância.


Ações


Ações 2023

Ações 2022

Ações 2021

Ações 2020


Publicações:


  • Livro

Meninas negras: a história do meu black


  • Cadernos CIESPI de Pesquisas & Políticas Públicas

Caderno 13 - Primeira Infância Participativa e Inclusiva: uma proposta de pesquisa e ação

Caderno 12 - Educação na Primeira Infância: perspectivas de mães, pais e outros responsáveis da comunidade da Rocinha 


  • Informes de pesquisa

Informe 1

Informe 2

Informe 3

Informe 4

Informe 5

Informe 6

Informe 7

Informe 8

Informe 9

Informe 10


  • Boletim de Políticas Públicas para a Primeira Infância  

Boletim 1 - Crianças de 0 a 3 anos precisam ter acesso à educação infantil no Brasil: são necessárias ações imediatas


  • Relatórios

Dialogando com as crianças: olhar sensível e escuta atenta

Primeira Infância e ação comunitária na Rocinha: jovens (re)descobrindo as infâncias


Equipe (CIESPI/PUC-Rio)


Coordenação:
Irene Rizzini


Coordenação executiva:
Maria Cristina Bó


Consultoria:
Internacional: Malcolm Bush
Nacional: Cristina Laclette Porto
Comunitária: Antônio Carlos Firmino e Nathercia Lacerda


Pesquisa:
Renata Brasil
Carolina Terra
Eliane Gomes
Leandro Castro


Assistente de pesquisa:
Everaldo de Toledo


Estagiária:

Esther Mischiatti (PIBIC/CNPq/DSS/PUC-Rio)