Jovens e Mudanças Climáticas no Brasil


Este projeto tem como objetivo aprofundar a compreensão acerca das percepções e ações dos jovens em relação às mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que visa desenvolver e disseminar estratégias para promover o engajamento da juventude nos esforços para amenizar e/ou reduzir seus impactos. 


Há alguns anos, temos acompanhado a quebra constante dos recordes históricos de temperatura, o que evidencia os perigos gerados pelas alterações climáticas. Elas vêm causando inundações, secas, incêndios, danos a colheitas e outras ameaças à vida em todo o mundo. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef (2021), quase metade das crianças e adolescentes do mundo vive em países classificados como de "risco extremamente alto" a mais de um risco, choque ou estresse climático/ambiental. O Brasil é um desses países. Entendemos que a crise climática impacta a implementação dos direitos dessa população e, por isso, o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância - CIESPI/PUC-Rio tem participado de diversas iniciativas focadas no meio ambiente, sendo inclusive uma das organizações fundadoras da Coalizão pelo Clima, Crianças e Adolescentes – Clica.


Para compreender o que pensam e como agem em relação às mudanças climáticas, na primeira etapa do projeto, estamos conduzindo entrevistas com 200 adolescentes e jovens, com idades entre 12 e 18 anos, em 10 cidades brasileiras, distribuídas pelas 5 regiões do país. Visando desenvolver e disseminar estratégias de engajamento em relação ao tema, no Brasil e internacionalmente, na segunda fase, em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz e a partir da mobilização de jovens parceiros, iremos analisar os dados coletados e elaborar um plano de incidência política com materiais adequados a diferentes públicos que precisam ser sensibilizados em relação ao debate, o que inclui estudantes, atores-chave e representantes do poder público. Planejamos, ainda, levar contribuições a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - COP30, a ser realizada em Belém/PA, em 2025.


O projeto, aprovado pela Câmara de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é coordenado por Irene Rizzini, professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora do CIESPI/PUC-Rio. Ele conta com o apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Nova Institute for Health.


Equipe (CIESPI/PUC-Rio)


Coordenação:
Irene Rizzini


Coordenação executiva:

Maria Cristina Bó


Consultoria Internacional:

Malcolm Bush


Pesquisa:

Renata Brasil

Carolina Terra

Mariana Menezes