A pesquisa, coordenada pelo professor Daniel Pascal Stoecklin (Universidade de Genebra), em parceria científica com a professora Irene Rizzini (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), analisa como diferentes arranjos institucionais são conducentes a um grau de maior ou menor participação de crianças e adolescentes em situações de rua em centros de acolhida dedicados à sua proteção.
A pesquisa almeja compreender os fatores constitutivos da capabilidade participatória das crianças e dos adolescentes, aqui definida como “a capacidade da criança de efetivamente participar na definição e concretização das escolhas que afetam a sua própria vida” (Stoecklin & Bonvin, 2014a, p. 66). Para este fim, a pesquisa desenvolve uma abordagem sobre capabilidade com foco nos fatores pessoais e sociais que convertem os direitos participativos da criança em uma real liberdade participatória. O projeto foi desenhado para ser desenvolvido no Brasil e na China, mas devido a dificuldades encontradas para sua realização na China, a pesquisa vem sendo realizada na Tailândia.
Equipe Internacional
Coordenação: Daniel Pascal Stoecklin, Universidade de Genebra, Centro Interdisciplinar dos Direitos da Criança.
Pesquisa: André Cardozo Sarli, Universidade de Genebra, Centro Interdisciplinar dos Direitos da Criança.
Equipe Brasil (CIESPI/PUC-Rio)
Coordenação: Irene Rizzini, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância.
Coordenação executiva: Maria Cristina Bó
Pesquisa: Renata Mena Brasil do Couto