CNE, Cientista do Nosso Estado – Nº Processo FAPERJ/CNE. E-26/202.812/2017
O projeto, realizado com o apoio da FAPERJ, sob a coordenação da professora Irene Rizzini, do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora do CIESPI/PUC-Rio tem como foco a análise da questão do acolhimento institucional destinado a crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil, com um recorte sobre os serviços oferecidos no estado do Rio de Janeiro.
A pesquisa, com duração de 3 anos, possibilitará desenhar a composição dos serviços de acolhimento institucional oferecidos para crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil. Possibilitará, ainda, uma análise sobre as especificidades do estado do Rio de Janeiro, assim como a elaboração de subsídios para o aprimoramento das políticas, programas e ações relacionados ao tema em questão.
O projeto está sendo desenvolvido em três frentes principais:
1 - Ampla revisão da produção acadêmica nacional, publicada entre 2000 e 2017, sobre o acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de rua, bem como sua sistematização e análise.
2 - Estudo sobre as políticas, as normativas e os planos governamentais que versam sobre esse tipo de serviço no Brasil.
3 - Realização de uma pesquisa com foco sobre as unidades de acolhimento existentes no estado do Rio de Janeiro.
Publicações
- Livro
- Cadernos CIESPI de Pesquisas & Políticas Públicas
Caderno 10 - Subsídios para o aprimoramento do serviço de acolhimento institucional no Brasil
- Cadernos Série de Pesquisas: Crianças e Adolescentes em Acolhimento Institucional
Caderno 1 - Espaços de escuta e participação no contexto de acolhimento institucional
Caderno 3 - Produção acadêmica sobre crianças e adolescentes em acolhimento institucional: recomendações para o aprimoramento do serviço
Equipe
Coordenação e pesquisa: Irene Rizzini (Professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora do CIESPI/PUC-Rio)
Pesquisa: Renata Brasil (Pesquisadora do CIESPI/PUC-Rio)
Bolsistas: Mônica Regina de Almeida Figueiredo, Hanna Azevedo Coelho e Letícia Cristina Ferreira da Silva (Alunas do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, Iniciação Científica PIBIC/CNPq, PUC-Rio e FAPERJ).