O projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva segue presente na Rocinha


24 de maio de 2024.




Ao longo do primeiro semestre de 2024, o CIESPI/PUC-Rio tem continuado seus esforços em torno do debate sobre as demandas das crianças pequenas na comunidade da Rocinha, especialmente considerando os resultados do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva, uma parceria com a Universidade de Edimburgo (Escócia). Com isso, temos participado de uma série de reuniões e encontros para dialogar sobre as principais demandas da Primeira Infância, a partir da carta coletiva produzida pelos moradores da Rocinha, mobilizados ao longo de nossa pesquisa-ação. A carta tornou-se um instrumento de apoio para construção de novas ações e incidências locais, com vistas a qualificação dos serviços e políticas públicas destinadas às crianças pequenas da comunidade.



Neste percurso, fizemos as seguintes participações em espaços de controle social e fortalecimento do debate público e intersetorial na comunidade: Conselho Gestor de Saúde da Rocinha, Conselho Distrital de Saúde, ColetivAção, Fórum de Saúde Mental da CAP 2.1 e CAPS III Maria do Socorro Santos.


Neste momento, estamos acompanhando a construção e implementação de uma proposta de atendimento com uma equipe multiprofissional de saúde, voltada para o acompanhamento de crianças nas faixas etárias de 0 a 5 anos e 6 a 12 anos, com atividades lúdicas e brincadeiras que visam o estimular o desenvolvimento infantil na comunidade. 


Em parceria com o Museu Sankofa de História e Memória da Rocinha, estamos dando continuidade ao debate na comunidade sobre a importância de uma educação antirracista na educação infantil, estimulando a construção de abordagens que favoreçam as expressões das identidades de todas as crianças e formas de convivência e relações respeitosas.






Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.