3 de junho de 2024.
Desde 2020, o CIESPI/PUC-Rio vem implementando o projeto 'Primeira Infância Participativa e Inclusiva: ampliando oportunidades de educação de crianças em contextos de vulnerabilidade', direcionado à comunidade da Rocinha no Rio de Janeiro. Este projeto é fruto de uma colaboração estreita com moradores, organizações locais e atores-chave da comunidade, visando contribuir para os debates, políticas e ações com foco sobre as crianças nos primeiros anos de vida. Com foco na ampliação das oportunidades educacionais, o projeto enfatiza os conceitos de inclusão, participação e segurança na educação de crianças na primeira infância.
Essa iniciativa faz parte de um projeto internacional, chamado 'Safe, Inclusive Participative Pedagogy (SIPP): Improving Early Childhood Education', coordenado por Kay Tisdall, da Universidade de Edimburgo, Escócia, com apoio do UK Global Challenges Research Fund (GCRF), Reino Unido. No Brasil, o projeto é coordenado pela pela professora Irene Rizzini, do Departamento de Serviço Social e diretora do CIESPI/PUC-Rio. O projeto reúne pesquisadores do Brasil (PUC-Rio/CIESPI), África do Sul (Universidade da Cidade do Cabo), Essuatíni (Universidade de Essuatíni) e Palestina (Universidade de Bethlehem), todos comprometidos em desenvolver e compartilhar os resultados das pesquisas realizadas e das metodologias adotadas, com o objetivo de apoiar atores locais tendo em vista uma educação mais inclusiva e segura para crianças em contextos, marcados adversidades e pobreza nos diferentes países.
O vídeo 'Primeira Infância Participativa e Inclusiva: uma proposta de pesquisa e ação' é o primeiro de uma série que detalha as experiências e os trabalhos em campo de cada país envolvido no projeto. No episódio dedicado ao Brasil, o vídeo explora as diversas atividades desenvolvidas no projeto e a realidade das crianças na primeira infância na Rocinha, uma das maiores comunidades do Brasil.
Acesse o vídeo clicando aqui.