4 de outubro de 2022.
O projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva visa conhecer os desafios e as oportunidades para a educação das crianças na Rocinha. Para isso, entendemos que escutar os pequenos e levar a sério o que eles têm a dizer, mesmo que não o façam sempre com palavras, é fundamental.
Para contemplar as diversas linguagens que as crianças usam para se expressar, as pesquisadoras Cristina Laclette Porto e Nathercia Lacerda desenvolveram uma metodologia de escuta com base em ilustrações de livros de literatura infantil e diversas atividades lúdicas. Os temas centrais do projeto: inclusão, participação e segurança foram abordados através de imagens e perguntas criadas especialmente para crianças na Primeira Infância.
Entre maio e junho de 2022, essa metodologia foi aplicada a 4 rodas de conversa que nos permitiram dialogar com 30 crianças com idades entre 3 e 7 anos moradoras da Rocinha. O resultado dessa experiência é discutido no informe de pesquisa que ora apresentamos.
Importante dizer que, para além de escutar as crianças sobre os temas propostos, as atividades realizadas instauraram um clima entre crianças, educadores e pesquisadores que permitiu que o olhar de todos os envolvidos se expandisse. Desejamos que o mesmo aconteça com você, leitor. Por isso, o convidamos a acompanhar essa e outras etapas do projeto através das publicações a seguir:
Relatório “Primeira Infância e ação comunitária na Rocinha: jovens (re)descobrindo as infâncias”
Acesse os demais informes do projeto.
Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui.