Equipe do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva participa de capacitação de equipe de saúde da Rocinha


10 de julho de 2024.



No dia 18 de junho, no espaço da Biblioteca Parque da Rocinha, o CIESPI/PUC-Rio, no âmbito do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva - PPI, participou do 2º encontro do Ciclo de Capacitação da equipe multiprofissional do Projeto “Brincar e Conversar”. O grupo tem como objetivo principal atender as crianças pequenas da Rocinha, a partir de atividades que estimulem o desenvolvimento infantil na comunidade. Seu público-alvo são as crianças na faixa etária de 4 a 12 anos, que serão atendidas quinzenalmente, às segundas (grupo de 4 a 8 anos) e terças-feiras (grupo de 9 a 12 anos), na Biblioteca Parque da Rocinha. A equipe é composta por profissionais das mais diversas áreas (psicólogas, assistentes sociais, médicas, enfermeiras, terapeutas ocupacionais e etc.), com experiência de atuação no campo da Atenção Básica em Saúde (CF Maria do Socorro) e Rede de Atenção Psicossocial (CAPS III Maria do Socorro Santos) da Rocinha.  


Durante o encontro, Leandro Castro (pesquisador do CIESPI/PUC-Rio) compartilhou os resultados do PPI, incluindo experiências metodológicas que fizeram parte da pesquisa-ação, a exemplo da construção e formação de um grupo consultivo comunitário com pais e responsáveis, profissionais e gestores dos espaços de atendimento às crianças pequenas da Rocinha. As rodas de conversa, organizadas pelo CIESPI/PUC-Rio em 2023, como devolutiva dos resultados da pesquisa também foram destaque, assim como, a elaboração da Carta Coletiva dos Moradores da Rocinha em Defesa da Primeira Infância, documento que aponta a urgência de respostas efetivas às demandas prioritárias das crianças pequenas da comunidade. 


Nicolas Cabral (jovem morador da Rocinha e integrante da Trupe Brincante) e Esther Mischiatti (assistente de pesquisa do CIESPI/PUC-Rio) deram continuidade à capacitação destacando como as experiências práticas da “Trupe Brincante” impactaram as diversas infâncias da Rocinha. A atividade percorreu vinte e cinco espaços de educação na comunidade, em sua maioria escolas (creche e pré-escola), levando contação de histórias e muitas brincadeiras para as crianças pequenas. 


Na capacitação, o CIESPI/PUC-Rio realizou a entrega do brinquedo Arco Íris e de livros didáticos que servirão de apoio às atividades promovidas pelo projeto “Brincar e Conversar” com as crianças pequenas da comunidade. O encontro foi finalizado com uma atividade experimental de contação de história, que trouxe um clima de descontração e aprendizado sobre a potência da ludicidade no universo infantil.  


O 3º encontro do Ciclo de Capacitação aconteceu na última terça-feira, dia 01 de julho, no mesmo local. Desta vez, com a participação da professora Cristina Porto (consultora do CIESPI/PUC-Rio), especialista em educação infantil, e apoio de Esther Mischiatti (assistente de pesquisa do CIESPI/PUC-Rio). Durante o encontro, foi apresentado o trabalho de pesquisa e escuta com as crianças pequenas da Rocinha, realizado durante o projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva. 



Abaixo, segue a data do próximo encontro do Ciclo de Capacitação do projeto “Brincar e Conversar” que contará com a participação do CIESPI/PUC-Rio:


Dia 30/07, de 11:00h às 12:30h, na Biblioteca Parque da Rocinha. Com participação de Eliane Gomes (pesquisadora do CIESPI/PUC-Rio). Apresentação do livro “Meninas negras: a história do meu black" e sua conexão com o projeto PPI. 


Para saber mais sobre o projeto, acesse aqui.