Dois anos de pesquisa e ação sobre participação e protagonismo infantil e juvenil


7 de janeiro de 2024.


Esta publicação, na forma de um infográfico, apresenta uma síntese dos resultados de um estudo de caso intitulado “Participação e Protagonismo Juvenil no Brasil: Um Estudo no Sul Fluminense do Rio de Janeiro”, como parte da Parceria Internacional e Canadense sobre os Direitos da Criança (ICCRP), com apoio do Social Sciences and Humanities Research Council of Canada. 


Este projeto é coordenado internacionalmente pela professora Tara Collins (School of Child and Youth Care - Toronto Metropolitan University) e, no Brasil, pela professora Irene Rizzini (Departamento de Serviço Social - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Diretora do CIESPI/PUC-Rio). O estudo de caso foi realizado em quatro cidades do Sul Fluminense do Rio de Janeiro – Barra do Piraí, Barra Mansa, Pinheiral e Volta Redonda –, com o propósito de analisar relações e práticas intergeracionais que podem contribuir para a construção de caminhos que permitam que as demandas de crianças, adolescentes e jovens sejam ouvidas. Este estudo trouxe resultados importantes, como a sensibilização de crianças, adolescentes e conselheiros adultos para a importância da participação infantil e juvenil nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a participação em conferências de direitos em níveis municipal, estadual e nacional, e a elaboração de materiais como as “Recomendações aos CMDCAs sobre a Participação Infantil e Juvenil”, o “Guia Prático de Protagonismo de Crianças e Adolescentes” e o “Guia interativo de referências: participação e outros direitos de crianças e adolescentes”. 


As principais atividades destacadas no infográfico incluíram: múltiplas ações em escolas, encontros nos CMDCAs e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), bem como o estabelecimento de parcerias com instituições locais, promovendo debates intergeracionais e discussões sobre estratégias para ampliar a participação cidadã de crianças, adolescentes e jovens. O estudo reforçou a importância do diálogo intergeracional e do fortalecimento de espaços participativos na promoção dos direitos de crianças e adolescentes.


Para mais informações, acesse:


Infográfico

Recomendações aos CMDCAs sobre a Participação Infantil e Juvenil

Guia Prático de Protagonismo de Crianças e Adolescentes 

Guia interativo de referências: participação e outros direitos de crianças e adolescentes