Crianças no G20: CIESPI/PUC-Rio integra coalizão internacional pelos direitos de crianças e adolescentes


11 de novembro de 2024.



O CIESPI/PUC-Rio, comprometido com a promoção dos direitos e do bem-estar de crianças e adolescentes, integra o grupo “Crianças no G20,” uma coalizão brasileira que reúne organizações nacionais e internacionais. Essa iniciativa colaborativa busca fortalecer a inclusão dos direitos de crianças e adolescentes na agenda do G20, promovendo sua institucionalização no fórum global. Com base na experiência brasileira, o grupo espera abrir precedentes para futuras presidências, como a da África do Sul em 2025 e a dos Estados Unidos em 2026.


Policy Pack: um guia para transformação social e econômica



Reconhecendo crianças e adolescentes como agentes de mudança, o grupo lançou o Policy Pack, documento que destaca a importância de priorizar investimentos e cuidados destinados a esse público. O documento foi apresentado durante a 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas e a Cúpula do Futuro, em Nova York, em setembro de 2024, propondo a institucionalização de um grupo focado nos direitos de crianças e adolescentes no G20. Na última terça-feira, o Policy Pack também foi divulgado em uma live, onde Maria Cristina Bó, coordenadora executiva do CIESPI/PUC-Rio, junto com as pesquisadoras Carolina Terra e Mariana Menezes, representaram a equipe na apresentação do documento, disponível aqui.



Cúpula Social do G20 e a presença das crianças


De 14 a 16 de novembro, ocorrerá a Cúpula Social do G20. Coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), o G20 Social é um processo inédito criado pela presidência brasileira do G20. O objetivo é ampliar a participação social nos processos de debate para decisões da Cúpula dos Líderes do G20, em torno de três eixos centrais escolhidos pelo governo brasileiro: combate à fome, à pobreza e às desigualdades; sustentabilidade, mudanças climáticas e transição justa; e reforma da governança global.


O grupo Crianças no G20 liderará diversas iniciativas na Cúpula Social. No dia 14 de novembro, às 9h, na Praça Mauá, será realizado o plantio de árvores, incentivando a criação de um ambiente natural acessível e sustentável para a comunidade e as futuras gerações. 



Também no dia 14, será montada a Tenda das Crianças, um espaço dedicado a atividades lúdicas e debates sobre temas centrais da agenda do G20, voltados para crianças e adolescentes. A atividade, exclusiva para estudantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, será realiada no Armázem 3 do Piér Mauá.



Outras atividades lideradas pelo Crianças no G20 estão programadas para a Cúpula Social do G20. Conheça a agenda completa clicando aqui. As inscrições para o G20 Social estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.


Organizações participantes

Além do CIESPI/PUC-Rio, o grupo "Crianças no G20" é composto pelas seguintes organizações: ANDI - Comunicação e Direitos, Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEc+), Catalyst 2030, Childhood, Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, FamilyTalks, Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Global Mental Health Action Network, Instituto Alana, Instituto Árvores Vivas para Conservação e Cultura Ambiental, Instituto Jô Clemente, Instituto Promundo, ItotheN, Orygen, Plan International, Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), Save the Children, Soulbeegood e Vertentes - Ecossistema de Saúde Mental.


Conheça mais sobre a iniciativa clicando aqui.