Com o apoio da FAPERJ, CIESPI/PUC-Rio lança a mais recente atualização de sua base de dados bibliográficos “Participação Infantil e Juvenil”


11 de abril de 2023




Em 2022, a base de dados “Participação Infantil e Juvenil – Produção Acadêmica na América Latina (2005-2022)” passou a estar integrada ao projeto “Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco”. Coordenado pela professora Irene Rizzini e com o apoio da FAPERJ (CNE – Processo nº E-26/201.113/2022), esse projeto visa analisar diferentes aspectos da participação e do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens no Brasil, com destaque para as iniciativas existentes na cidade do Rio de Janeiro. 


Tema de interesse em diferentes frentes de pesquisa e ação do CIESPI/PUC-Rio, a base começou a ser desenvolvida em 2016, a partir de uma parceria do CIESPI/PUC-Rio com a Ryerson University, atualmente Toronto Metropolitan University (Canadá). Atualizações anteriores fizeram parte das atividades da rede International and Canadian Child Rights Partnership - ICCRP (apoio: Social Sciences and Humanities Research Council of Canada) e contaram com o apoio do Programa Institucional de Internacionalização (CAPES-PRINT- Edital nº 41/2017). 


A mais recente atualização da base, que ora apresentamos, nos permitiu expandir o levantamento bibliográfico até o ano de 2022, contemplando os atuais debates acadêmicos brasileiros e latino-americanos sobre o tema. Realizamos também uma ampla revisão dos parâmetros metodológicos utilizados, que foram aperfeiçoados ao longo da pesquisa. 


Visando sistematizar e socializar conceitos, definições e aportes teórico-metodológicos relacionados à participação infantil e juvenil, atualmente, a base de dados bibliográficos conta com 207 artigos em português e 153 em espanhol, um total de 360 publicações acadêmicas, disponíveis para baixar. Cientes dos limites que uma pesquisa internacional impõe, relacionados, por exemplo, ao acesso às publicações de diferentes países e à desigualdade de veículos acadêmicos existentes nos mesmos, finalizamos este levantamento com a certeza de que ele nos oferece uma boa amostra do que vem sendo produzido, pensado e discutido sobre o tema da participação infantil e juvenil no Brasil e em outros países da América Latina.


Acesse a base “Participação Infantil e Juvenil – Produção Acadêmica na América Latina (2005-2022)” clicando aqui.


Para saber mais sobre o projeto “Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco”, acesse aqui.