26 de novembro de 2024.
Coordenado pela professora Irene Rizzini, do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, com o apoio da FAPERJ (CNE – Processo E-26/201.113/2022), o projeto “Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco” visa analisar diferentes aspectos da participação cidadã e do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens no Brasil, com destaque para as iniciativas existentes na cidade do Rio de Janeiro.
Entre os objetivos do projeto está a realização de entrevistas junto a adolescentes, jovens e outros atores-chave adultos para analisar os objetivos e as estratégias adotadas por eles e pelas iniciativas das quais participam, buscando identificar pontos de interseção entre elas e os espaços de formulação de políticas públicas do município, considerando ainda as relações intergeracionais que facilitam ou dificultam a participação.
Entre os meses de maio e outubro de 2024, a equipe do CIESPI/PUC-Rio esteve em campo para a realização dessas entrevistas e abordou participantes de espaços formais de incidência política relacionados aos direitos de crianças, adolescentes e/ou jovens; representantes de organizações que promovem a participação infantil e juvenil; e ativistas de movimentos sociais com participação ativa de crianças, adolescentes e/ou jovens.
Concluída esta etapa, a equipe de pesquisa, composta por Renata Brasil, Adriana Alice Gomes (pesquisadoras), Caroline Araujo, Priscila Alves (assistentes de pesquisa) e Carolina Terra (comunicação), agora se dedica à organização dos dados coletados e, em breve, publicará suas análises. Acompanhem os avanços da pesquisa em nosso site e redes sociais. Até lá, não deixem de acessar nossa base de dados “Participação Infantil e Juvenil – Produção Acadêmica na América Latina (2005-2023)”, que disponibiliza mais de 400 publicações acadêmicas sobre o tema, e nossa publicação virtual “Participação cidadã: população infantil e juvenil em foco”, que reúne os principais marcos normativos que amparam esse debate.