20 de abril de 2023.
No dia 04 de abril de 2023, no salão nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi realizado o evento de lançamento do primeiro observatório focado no acolhimento institucional para crianças e adolescentes do Brasil, o Observa Abrigo, criado pelo Instituto Rede Abrigo. O CIESPI/PUC-Rio esteve presente no evento, sendo representado por Caroline Araujo (assistente de pesquisa), Priscila Alves (bolsista PIBIC/CNPq) e Carolina Rocha (colaboradora voluntária).
Douglas Lopes (diretor geral), Thais Ferreira (vereadora, PSOL/RJ) e Giovanna Cinacchi (coordenadora de pesquisa). Fotografia: Matheus Raymundo
O Observa Abrigo tem o objetivo de monitorar, analisar e debater o sistema de acolhimento institucional voltado para crianças e adolescentes do estado do Rio de Janeiro, através da sistematização de dados qualitativos e quantitativos publicados em diversas plataformas, como a do Módulo Criança e Adolescente (MCA), um cadastro on-line administrado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, que disponibiliza dados dos programas de acolhimento do estado. Dentre as diversas informações oferecidas pela plataforma, encontramos: motivos de acolhimento, recorte racial e de gênero, motivos de desligamentos, dentre outros. Para conhecer o Observa Abrigo, Acesse aqui.
As organizações presentes foram convidadas a contribuir com o observatório, e, nesse sentido, colocamos à disposição do grupo uma base de dados bibliográficos com mais de 550 artigos, dissertações e teses sobre o tema. Esse levantamento, disponível no site do CIESPI/PUC-Rio, está organizado e foi analisado por eixos temáticos destacando as principais recomendações dos pesquisadores para o aprimoramento da oferta do serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Acesse aqui a base “Acolhimento institucional para crianças e adolescentes – produção acadêmica (2000-2021)”.
Essa base de dados bibliográficos, assim como o livro “Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em acolhimento institucional no Brasil” e a série de três cadernos de pesquisa “Crianças e adolescentes em acolhimento institucional”, são os principais produtos do projeto “Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro”, coordenado pela professora Irene Rizzini, com apoio da FAPERJ (CNE, Cientista do Nosso Estado, 2017-2020; FAPERJ Ref. N° E-26/202.812/2017).