CIESPI/PUC-Rio dá início a um novo projeto: “Jovens e Mudanças Climáticas no Brasil”


 

30 de setembro de 2024.


 



É com grande prazer que a equipe do CIESPI/PUC-Rio anuncia o início das atividades do projeto “Jovens e Mudanças Climáticas no Brasil”. Temos acompanhado, com preocupação, os impactos das alterações do clima no país e no mundo, e temos refletido de que forma essas mudanças vêm impactando os direitos de crianças, adolescentes e jovens.


Desde o início deste ano, empreendemos esforços na elaboração de um projeto capaz de nos permitir aprofundar a compreensão acerca das percepções e ações dos jovens em relação às mudanças climáticas, e que, ao mesmo tempo, contribua para a implementação de estratégias de engajamento da sociedade, especialmente dos mais jovens, no tema.  


Em agosto de 2024, demos início a primeira fase do projeto. Para a pesquisa, preparamos 10 agentes de campo para entrevistar 200 adolescentes e jovens, com idades entre 12 e 18 anos, em 10 cidades brasileiras, distribuídas pelas 5 regiões do país. A previsão é de que a coleta de dados seja concluída até o final do ano. A partir da análise destes dados, buscaremos divulgá-los amplamente no Brasil e em âmbito internacional. Em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz, e com a participação de um grupo de jovens consultores, construiremos estratégias para ampliação do alcance dos resultados da pesquisa. Criaremos diferentes materiais voltados para estudantes, atores-chave e representantes do poder público, de modo a sensibilizá-los e mobilizá-los para mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas.


O projeto, aprovado pela Câmara de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é coordenado por Irene Rizzini, professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora do CIESPI/PUC-Rio. Ele conta com o apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e da Nova Institute for Health.

 

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.