CIESPI/PUC-Rio celebra os aprendizados alcançados com o estudo de caso “Participação e protagonismo juvenil no Brasil” – uma parceria entre o Brasil e o Canadá


19 de dezembro de 2024.




No dia 12 de dezembro de 2024, realizamos um seminário interno final com o objetivo de sistematizar os aprendizados do estudo de caso “Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul-Fluminense do Rio de Janeiro”. Através dessa iniciativa, visamos compreender como crianças, adolescentes e jovens participam na região e quais seus desafios e espaços privilegiados de discussão e incidência política. Objetivamos também promover ações articuladas, envolvendo diferentes parceiros, para a promoção da participação infantil e juvenil.


No encontro, os membros da equipe tiveram a oportunidade de discorrer sobre o que aprenderam e analisar quais estratégias adotadas funcionaram e quais não funcionaram durante os mais de dois anos de trabalho. Irene Rizzini, Renata Brasil, Caroline Araujo, Priscila Alves, Lucas Almeida e Gustavo Gomes celebraram o amadurecimento e a parceria intergeracional ao longo deste processo. A equipe também elaborou uma linha do tempo que destaca as principais ações e os desafios de sua trajetória.


Acesse aqui o infográfico.


Esse estudo de caso, que ora se encerra, é parte do projeto “Parceria Internacional e Canadense sobre os Direitos da Criança (International and Canadian Child Rights Partnership – ICCRP)”, coordenado, em âmbito internacional, pela professora Tara Collins (Toronto Metropolitan University/Canadá) e, no Brasil, pela professora Irene Rizzini (PUC-Rio/CIESPI/Brasil). O projeto tem como objetivo analisar relações e práticas intergeracionais que podem contribuir para a construção de caminhos que permitam que as demandas de crianças, adolescentes e jovens sejam ouvidas. 


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