CIESPI/PUC-Rio celebra o Mês da Primeira Infância


16 de agosto de 2023.


O Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio) se une às comemorações do Mês da Primeira Infância, estabelecido na Lei 14.617 de 2023. Com 39 anos de atuação, o CIESPI, centro de estudos ligado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), concentra esforços desde 2010 em pesquisas sobre a Primeira Infância.


O projeto "Primeira Infância Participativa e Inclusiva", apoiado pela Universidade de Edimburgo e pelo UK Global Challenges Research Fund, é uma das iniciativas conduzidas pelo centro. O objetivo é articular pesquisa e ação de forma a beneficiar crianças, famílias e diversos profissionais que atuam junto ao universo da Primeira Infância na comunidade da Rocinha.


O CIESPI/PUC-Rio também integra o Grupo Diretivo da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), uma articulação nacional que promove os direitos das crianças na Primeira Infância. Além disso, faz parte da Comissão Temática de Incidência Política e coordena o Grupo de Trabalho sobre "Proteção e Prevenção das Violências - Crianças e Infâncias Diversas".


Conheça alguns materiais produzidos ao longo dos anos:


Base bibliográfica “Educação na Primeira Infância”

Sob coordenação de Irene Rizzini e Renata Mena Brasil do Couto, e pesquisa de Carolina Terra, essa base bibliográfica possibilita que alunos, pesquisadores, profissionais e gestores de diversas áreas acessem os principais artigos nacionais, publicados entre 2015 e 2021, sobre Educação Infantil, primeira etapa da educação básica. Além da consulta aos textos completos, a partir de seus títulos, anos e palavras-chaves, disponibilizamos uma breve análise da produção acadêmica sobre o tema.


Espaços seguros para a primeira infância na Rocinha: resultados da pesquisa

A pesquisa é parte do projeto “Infância sem violência: uma meta para o Rio”, com apoio da Fundação Bernard van Leer, sob a coordenação de Irene Rizzini, Malcolm Bush e Maria Cristina Bó. A pesquisa foi desenvolvida por Cynthia Ozon Boghossian e Malcolm Bush, com participação de dois outros profissionais da equipe do CIESPI/ PUC-Rio: Nathercia Lacerda e Antônio Firmino.


Espaços seguros para a primeira infância em Parada de Lucas: resultados da pesquisa

Este relatório apresenta os resultados da pesquisa “Espaços Seguros para a Primeira Infância” (ESPI), desenvolvida na comunidade de Parada de Lucas, no Rio de Janeiro, Brasil. O estudo é parte de uma linha de pesquisa e ação com foco sobre as crianças na primeira infância, desenvolvida pelo CIESPI/PUC-Rio, e parte do projeto “Infância sem violência: uma meta para o Rio”, que tem apoio da Fundação Bernard van Leer. O estudo foi desenvolvido por Renata Tavares, Malcolm Bush, Cynthia Ozon e Irene Rizzini, sob a coordenação de Irene Rizzini, Malcolm Bush e Maria Cristina Bó.


Caderno de Pesquisa nº 5 - Primeira infância no Brasil: ampliando oportunidades para o desenvolvimento saudável de crianças de 0 a 8 anos

Esta publicação baseia-se na pesquisa “Espaços seguros para crianças de 0 a 8 anos”, realizada pelo CIESPI/PUC- Rio, entre 2015 e 2016, nos bairros cariocas Rocinha e Parada de Lucas, tendo como foco a violência que afeta as crianças e a busca por caminhos de proteção, prevenção e mudança. Acreditamos ser fundamental que a sociedade identifique e compreenda como estas violências acontecem e se entrelaçam, afetando a saúde das crianças, e busque ações de curto e médio prazo para minimizar sua ocorrência e suas consequências.


Caderno 12 - Educação na Primeira Infância: perspectiva de mães, pais e outros responsáveis da comunidade da Rocinha

No âmbito do projeto internacional Primeira Infância Participativa e Inclusiva, desenvolvido pelo CIESPI/PUC-Rio em parceria com a Universidade de Edimburgo, Eliane Gomes, Leandro Castro e Renata Brasil trazem destaques da pesquisa de campo em curso na Rocinha/RJ. A partir de entrevistas realizadas junto a famílias de crianças com idades entre 0-5 anos, moradoras da comunidade, os autores discutem as oportunidades e os desafios para a educação da Primeira Infância, considerando os conceitos de inclusão, participação e segurança.


Primeira Infância e ação comunitária na Rocinha: jovens (re)descobrindo as infâncias

Este relatório é um dos produtos do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva, coordenado pela Universidade de Edimburgo (Escócia) e, no Brasil, pela professora Irene Rizzini, do CIESPI/PUC-Rio. A publicação destaca a formação de jovens moradores da favela da Rocinha, visando aprimorar sua escuta para o desenvolvimento de atividades com crianças na Primeira Infância.


Boletim de Políticas Públicas para a Primeira Infância, nº 1 - Crianças de 0 a 3 anos precisam ter acesso à educação infantil no Brasil: são necessárias ações imediatas

A análise faz parte do projeto internacional Primeira Infância Participativa e Inclusiva, que visa promover melhorias no contexto educacional de crianças que vivem em contextos de vulnerabilidade. No Brasil, visamos incidir no debate em diferentes níveis, a partir de um estudo de caso desenvolvido na comunidade da Rocinha, localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Nesse breve relatório, reunimos dados qualitativos de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a vinte profissionais de creches e pré-escolas que atuam na região e junto a vinte mães, pais e responsáveis que ali residem; além de dados de pesquisas nacionais e internacionais.