CIESPI - Centro Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre a Infância

Boletim nº 3 – Pesquisa e Políticas Públicas - Espaços seguros para crianças na Primeira Infância
Boletim03-EspacosSeguros
NOVEMBRO 2016

Este boletim apresenta as conclusões de um estudo desenvolvido pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio). Os objetivos do estudo são: conhecer os espaços destinados a crianças de 0 a 8 anos na comunidade da Rocinha, perceber como os responsáveis pelas instituições avaliam a qualidade e a quantidade dos espaços seguros para a primeira infância e o que deveria ser feito para sua ampliação e melhoria. 

Boletim nº 2 - Pesquisa e Políticas Públicas - Gravidez na adolescência e maternidade no contexto das ruas
Boletim_2_Apoio_Oak_e_Van Leer (1)-page-001
JUNHO 2016

A questão da gravidez e da maternidade no período da adolescência tem importantes implicações para as vidas de indivíduos e de famílias, assim como para o campo da saúde pública e demais políticas. Pesquisas indicam um cenário positivo de queda de sua incidência na última década, no Brasil e em âmbito internacional.

Boletim nº 1 - Pesquisa e Políticas Públicas - Primeira Infância, Saneamento e Zika vírus
Boletim_1_Apoio_Oak_e_Van_Leer-page-001
MARÇO 2016

O Brasil encontra-se em meio ao epicentro da epidemia atual do Zika vírus. Há muitas pesquisas em curso e os dados confirmam a gravidade do problema. Evidências científicas recentes apontam a relação entre o vírus e o aumento da incidência de microcefalia em bebês recém-nascidos no país.

Boletim nº3 - Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua
Boletim3_Proj OAK-page-001
ABRIL 2011

Boletim de Pesquisa n. 3, abril de 2011.
Um projeto do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) em convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Apresentação
O presente boletim é resultado da pesquisa intitulada “Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua”, desenvolvida pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI, em convênio com a PUC-Rio). Nosso objetivo é analisar a elaboração, implementação e divulgação da Política Pública de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua no Rio de Janeiro, e fomentar processos semelhantes em outras cidades no país através dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), guardando as especificidades de cada local.

Boletim nº2 - Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua
Boletim_2_Proj OAK-page-001
OUTUBRO 2009

Boletim de Pesquisa n. 2, outubro de 2009.
Um projeto do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) em convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Aprovada a Política de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua Em 22 de junho de 2009, foi aprovada no Rio de Janeiro, a Política de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio).

A adoção desta política representa um importante marco, pois resultou de um extenso debate entre representantes do governo e da sociedade civil, enfatizando-se aspectos referentes à sua implementação. Para a equipe do CIESPI foi uma grande oportunidade ter participado ativamente deste processo, na função de consultoria de pesquisa ao grupo de trabalho instituído pelo CMDCA-Rio para a formulação da política.

Boletim nº1 - Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua
Boletim_1_Proj OAK (1)-page-001
ABRIL 2009

Apresentação
O Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) em convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) lança seu primeiro boletim informativo sobre o projeto Os processos de construção e implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua. O projeto teve início em julho de 2008, quando a equipe de pesquisa do CIESPI integrou um grupo de trabalho formado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do Rio de Janeiro, para atuarem juntos no processo de elaboração, divulgação e implementação da Política de Atendimento a Criança e ao Adolescente em Situação de Rua do Rio de Janeiro, aprovada em 22 de junho de 2009.

Os boletins foram criados para socializar informações e dados gerados a partir deste projeto, junto a parceiros e representantes do governo, da sociedade civil, pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas. Os próximos números serão divulgados semestralmente. Informações atualizadas e detalhadas podem ser encontradas em www.ciespi.org.br.

Bulletin nº 3 - Constructing and implementing new policies for children and adolescents in the "situation of the streets" in Rio de Janeiro: A summary of findings.
Bulletim3_oak_25_abr_2011-page-001
APRIL 2011

Bulletin Nº3 - April, 2011
A project of the International Center for the Study of Childhood (CIESPI) at the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Introduction
This bulletin is one of several publications from a project titled “The process of constructing and implementing public policies for children and adolescents in the situation of the streets” undertaken by the International Center for the Study of Childhood. The purpose of the study is to analyze the process by which policies on children and adolescents (hereafter, children) are established and implemented by municipal Councils for the Rights of Children and Adolescents. Such councils and their counterparts at the state and the national levels were established by federal law in 1990 and have the responsibility of providing citizen input into the process of guaranteeing and implementing the rights of children. This bulletin is a preliminary summary of the opportunities and challenges encountered in Councils’ work in developing policies on street children in Rio de Janeiro and six other cities

Bulletin nº 2 - Shaping new policies for children in the situation of the streets in Rio de Janeiro and other cities
Bulletin_2_proj_OAK-page-001
OCTOBER 2009

Bulletin No. 2, October 2009
A project of the International Center for Research and Policy on Childhood (CIESPI) at the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Project update
We are pleased to report that the Council on Children’s Rights for the Municipality of Rio de Janeiro has formally adopted a new policy on children in the situation of the streets. That policy can be found at the CIESPI web site (www.ciespi.org.br). This marks the first time that a new policy on street children has been adopted through the mechanism of thorough and extensive debate in a municipal Council. CIESPI is pleased to have been able to provide the Rio Council with relevant research data during its deliberations and to have helped to facilitate some of those discussions.

Bulletin nº 1 - Shaping new policies for children in the situation of the streets in Rio de Janeiro and other cities
Bulletin_1_proj_oak_28-10-09 A5 _Reparado_-page-001
APRIL 2009

A project of the International Center for Research and Policy on Childhood at the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (CIESPI at PUC Rio)

Bulletin No. 1 Vol.1 April 2009
This is the first newsletter of an exciting new project at CIESPI. We wish to share the progress of the project with our many partners and colleagues and we invite your comments on the work. CIESPI facilitates broad dialogue to improve policies for children in the situation of the streets in Rio de Janeiro

In July 2008, CIESPI began a new project to inform and assist the work of the Rio de Janeiro Council on the Rights of Children and Youth as the Council works to approve a formal written policy to improve services for children on the streets. The project is part of one of CIESPI’s major areas of inquiry: Children, Youth, Poverty and Inequality: A Challenge to Human Rights.

CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A INFÂNCIA

Estrada da Gávea, 50 - Gávea

22451-263 - Rio de Janeiro - RJ, Brasil

+55 (21) 2259-2908

ciespi@ciespi.org.br

Funcionamos de segunda à sexta-feira das 9h às 18h.