Ambiente da Primeira Infância

Programas

Os programas relacionados neste breve levantamento referem-se ao atendimento à criança até os seis anos de idade e incluem atenção especial à mãe durante o período de gestação. Um bom acompanhamentodurante a gestação e no decorrer dos primeiros anos de vidada criança contribui para a saúde física e emocional da mãe e para o desenvolvimento integral da criança. Além disso, diferentes formas de apoio à família, sobretudo aos pais, no cuidado de seus filhos, têm impactos positivos em todo o seu desenvolvimento.

O levantamento destes programas voltados para a primeira infância no Brasil foi realizadopor meio de buscas na internet. Embora constitua uma pesquisa restrita ao material disponível ao público, ela é da maior importância, sendo atualmente a forma mais ágil de encontrar as informações.A pesquisa, no entanto, indicou algo grave: ou faltam informações mais completas ou estas estão desatualizadas em vários sites visitados.Mesmo alguns dos programas divulgados por diferentes secretarias encontram –se nessa situação!

Para a realização do levantamento dos programas existentes foram definidas algumas categorias para a coleta dos dados, a saber: nome do programa; executores; objetivos; resultados esperados; atividades executadas; público-alvo; esquema de execução; recursos humanos dos executores; beneficiários (número e distribuição por sexo, faixa etária, renda e região do Estado); orçamento earranjos de monitoramento e resultados alcançados.

Nem todas as categorias foram preenchidas nos programas encontrados devido à falta de informações nos meios pesquisados e à precariedade de dados, muitas vezes muito defasados.

LEVANTAMENTO DOS PROGRAMAS DE ATENDIMENTO À PRIMEIRA INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Clique aqui para acessar o detalhamento dos programas do Rio de Janeiro

> Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI)
> Programa Saúde da Família (PSF)
> Primeira Infância Completa (PIC)
> Programa Saúde na Escola e na Creche – PSEC
> Escola da Família (Escola de Pais)
> Programa de Alimentação Escolar (PAE)
> Educação Especial e Intervenção Precoce das Creches e Pré-Escolas
> Programa Cegonha Carioca
> Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis
> Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças até 6 anos
> Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF)
> Família Carioca em Casa (FCC)

LEVANTAMENTO DOS PROGRAMAS DE ATENDIMENTO À PRIMEIRA INFÂNCIA NO BRASIL

Clique aqui para acessar o detalhamento dos programas do Brasil

> Protocolo de Atenção à Saúde da Criança - MG
> Programa Capital Criança - SC
> Mãe Coruja Pernambucana - PE
> Programa Mãe Curitibana - PR
> Estratégia Trevo de Quatro Folhas - CE
> Rede Cegonha - BR
> Primeira Infância Melhor - PIM - RS
> Programa Naves-Mãe - SP
> Setor de Saúde da Criança e do Adolescente - AM
> Educação em Tempo Integral e Salas Integradas - TO
> Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis: Primeiros Passos para o Desenvolvimento Nacional - BR
> Rede de Proteção à Mãe Paulistana - SP
> Programa Asas da Florestania Infantil (Asinha) - AC
> Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância) - DF

PRIMEIRA INFÂNCIA COMPLETA (PIC)

O programa Primeira Infância Completa (PIC) da Secretaria Municipal de Educação, em parceria, com as Secretarias Municipais de Saúde e Defesa Civil e Assistência Social, tem como objetivo atender aos sábados crianças (de seis meses até 3 anos e 11 meses) que ainda não estão matriculadas nas creches da rede municipal.

 

O PIC teve início como um projeto piloto em 10 creches, uma por Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Aos sábados, as crianças que estavam na lista de espera por uma vaga nas creches são atendidas por professores, profissionais da área de saúde, além dos auxiliares de creche, das 8h às 16h. Dessa forma, os pais ficam com o dia livre e quando vão buscar as crianças recebem, durante uma hora, orientações sobre saúde e educação.
Em 2011, o programa foi vinculado ao Cartão Família Carioca, política social da Prefeitura do Rio, que complementa a renda de beneficiários do Bolsa Família, atendendo assim à parcela de maior vulnerabilidade social. Atualmente, 52creches municipais já estão inseridas no programa de Primeira Infância Completa*. A previsão da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é que o PIC alcance 100 creches até o final de 2012.

 

ESCOLA DE PAIS

Todos os sábados, os pais ou responsáveis pela criança que frequenta o PIC têm aula sobre como cuidar de bebês e crianças no que se refere aos seguintes temas: nutrição, saúde, estimulação do cérebro e fortalecimento dos vínculos familiares.*

 

*Dados referentes ao mês de outubro de 2011. (Último acesso, novembro de 2012).

 

CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A INFÂNCIA

Estrada da Gávea, 50 - Gávea

22451-263 - Rio de Janeiro - RJ, Brasil

+55 (21) 2259-2908

ciespi@ciespi.org.br

Funcionamos de segunda à sexta-feira das 9h às 18h.