CIESPI - Centro Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre a Infância

CIESPI

É um centro de estudos e de referência associado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), dedicado ao desenvolvimento de pesquisas e projetos sociais voltados a crianças, adolescentes, jovens e seus elos familiares e comunitários. Tem como meta subsidiar políticas e práticas sociais para esta população, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e para a promoção e defesa dos seus direitos.

Atuação

O CIESPI é um centro internacional que atua no Brasil de forma ampla e com parcerias estabelecidas em vários países. Desde a sua fundação, em 1984, a equipe do CIESPI  desenvolve intercâmbios nas áreas de pesquisa e de capacitação, com organizações governamentais e não governamentais em todo o território nacional e em diversos países. A abrangência do Centro se dá principalmente através da participação ativa em redes de pesquisa com foco sobre políticas públicas que visem assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes. Em âmbito internacional, a principal atuação nos últimos anos tem sido como membro da Rede Internacional de Pesquisa Childwatch, sediada em Oslo, Noruega. A equipe do CIESPI é particularmente ativa na Childwatch América Latina. Outra atividade importante é o desenvolvimento de projetos de pesquisa, coordenados junto ao departamento de serviço social da PUC-Rio, em convênios estabelecidos com instituições internacionais, como por exemplo, a Universidade de Guadalajara, no México e a Universidade de Ostfold, na Noruega.

CIESPI | CUIDADOS ÉTICOS NA PESQUISA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O exercício da pesquisa com crianças e adolescentes pressupõe um entendimento dos mesmos como:

• Agentes: seres ativos e participativos socialmente.

• Sujeitos de direitos: com direito a se expressarem e participarem, sobretudo nas questões que lhes afetam, respeitando seus pontos de vista.

 A participação nos processos de pesquisa: uma gama de aspectos deve ser levada em conta de modo a respeitar os desejos, as formas de expressão e as diferentes fases ou momentos do ciclo de vida de cada criança ou adolescente.

• Os bebês e as crianças pequenas demandam de nós um olhar especial:  seus modos de expressão exigem cuidados como a escuta e a atenção.

Cuidar é estar atento ao outro e esse ato ganha dimensão ética, compromisso.

Principais Linhas de Ação

• Desenvolvimento de estudos, pesquisas e projetos sociais;

• Assessoria interdisciplinar em âmbitos nacional e internacional;

• Capacitação de estudantes e profissionais;

• Sistematização e difusão de informações.

Principais atividades

• Desenvolvimento de  projetos de pesquisa e ação interdisciplinares, contribuindo para o debate sobre políticas e práticas em âmbitos local, nacional e internacional;
• Promoção de palestras, cursos e seminários, visando à socialização dos resultados de suas pesquisas;
• Difusão de metodologias, ferramentas para subsídio a políticas públicas e dados provenientes de pesquisas produzidas no Brasil e no exterior;
• Capacitação a estudantes e profissionais em diversas áreas do conhecimento;
• Assessoria de projetos, programas e pesquisas em suas áreas de atuação;

• Participação de espaços de articulação e deliberação de políticas públicas, tais como fóruns e conselhos, de forma a contribuir para a promoção, defesa e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.

O CIESPI passa por auditorias externas anualmente, garantindo transparência e eficiência de seu setor administrativo-financeiro.

CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A INFÂNCIA

Estrada da Gávea, 50 - Gávea

22451-263 - Rio de Janeiro - RJ, Brasil

+55 (21) 2259-2908

ciespi@ciespi.org.br

Funcionamos de segunda à sexta-feira das 9h às 18h.