Bases Bibliográficas
Bases Bibliográficas

As Bases Bibliográficas reúnem textos completos e fichas de artigos, teses e dissertações relacionados a temas e projetos em desenvolvimento no CIESPI/PUC-Rio. Elas foram construídas a partir de um extenso levantamento da produção acadêmica nacional e/ou internacional. Suas análises visam sistematizar o debate atual acerca das tendências teóricas e metodológicas relativas à População Infantil e Adolescente em Situação de Rua no Brasil, ao Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, à Participação Infantil e Juvenil e à Educação na Primeira Infância. Essas bases foram desenhadas para facilitar a busca e permitir acesso ágil aos textos e suas sínteses, bem como às análises da equipe de pesquisa.


Ponto de Cultura Centro Lúdico Rocinha
Ponto de Cultura Centro Lúdico Rocinha

O Centro Lúdico Rocinha, parceria entre o CIESPI/PUC-Rio e profissionais e jovens da Rocinha, foi criado em 2004 no Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. É um Ponto de Cultura caracterizado por ações itinerantes que incidem na interseção das áreas da educação, da saúde e da cultura. Tem como objetivo construir um espaço de debate e ação que valorize a história, a memória, a cultura e a prática educacional da Rocinha, tendo a ludicidade e a liberdade de criação como eixos. Visite o blog com o vasto acervo lúdico do CIESPI, ao longo de 10 anos.

Bage Legis
Bage Legis

A Base Legis é um detalhado acervo legislativo que trata especificamente da criança, do adolescente e dos temas que lhes são conexos, contendo documentos legislativos datados do início do século XIX até os dias atuais (de 1831 a 2021). Paralelamente, a Base Legis Internacional é um acervo referente aos principais instrumentos legais internacionais que tratam os direitos da criança e do adolescente, dos quais o Brasil figura como signatário. Ambas contém recursos de busca por título, por ano e por tema. A Base Legis foi lançada em 2007 e é atualizada permanentemente.